img/diagsom.png

Telefones da Diagsom
img/login.png
laudos e exames
img/login_fase1.png

As plantas e o meio ambiente

As plantas e principalmente as árvores ajudam na preservação do nosso planeta, renovam o nosso ar, nos oferecem frutos, sombra e até mesmo "remédios".
Também ajudam a evitar enchentes. Uma árvore adulta, por exemplo, pode absorver do solo até 250 litros de água por dia.

Além disso, muitos nutrientes de matérias orgânicas são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.

As folhas que caem no chão servem de berço para as sementes e para proteger o solo dos pingos da chuva. Pingos de chuva, que caem diretamente no solo, causam erosão e muitos prejuízos.

A copa das árvores também protege o solo da chuva direta e as suas raízes o seguram firmemente. As raízes das árvores que aparecem, às vezes, dentro do rio, parecendo cílios, evitam a erosão e servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

Uma árvore pode transpirar até 60 litros de água por dia, através de suas folhas. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar; quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Assim, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar e a equilibrar o clima da região. Daí os parques e as florestas apresentarem um clima mais fresco.

As árvores formam uma parede que favorece o silêncio, impedindo a propagação dos ruídos. Cercas vivas, por exemplo, criam ambientes bonitos, mais silenciosos e aconchegantes.

As árvores oferecem uma sombra deliciosa. Se não nos preocuparmos com o reflorestamento, num futuro próximo teremos que sair de casa levando um guarda sol!